A necessidade de discutir a mobilidade urbana

Agenda Minas abre espaço para o debate em Poços de Caldas.

    • ACidadeON
    • ACidade ON
A cada dia fica mais complicado transitar por nossas cidades. As alternativas de transportes ainda são poucas. Daí a necessidade de discutir a mobilidade urbana. Poços de Caldas, a maior cidade do Sul de Minas, está hoje com 166 mil habitantes e pouco mais de 100 mil veículos registrados. Para melhorar o trânsito, as alternativas seriam construir ciclovias e investir na qualidade do transporte público.
O designer industrial Álvaro Danza Vilela criou o projeto Pedala Poços. O objetivo é incentivar as pessoas usarem a bicicleta como meio transporte para o trabalho e para o lazer. Mas, para isso, o projeto também cobra do poder público municipal a construção de mais ciclovias na cidade.
Segundo Álvaro, atualmente Poços de Caldas tem apenas 15 quilômetros de ciclovias. Um trecho fica na zona oeste e outro na zona sul e não se interligam. Um estudo feito a pedido do projeto aponta que a cidade poderia contar com 130 quilômetros de ciclovias. “Abriria uma nova opção de transporte para muita gente. Muitas pessoas querem usar a bicicleta no dia a dia, mas têm medo de enfrentar o trânsito. A construção de ciclovias garantiria para gente um espaço seguro para pedalar”, explica Álvaro.

Debate Agenda Minas
Poços de Caldas recebe nesta sexta-feira (22) a segunda edição no Sul de Minas do Agenda Minas. Essa é uma oportunidade da população, junto com lideranças locais debaterem assuntos para o desenvolvimento sustentável da cidade. Buscar alternativas para projetos criativos, onde poder público e iniciativa privada poderão atuar juntos.
A palestrante convidada do seminário é a escritora, economista e consultora da ONU, Ana Carla Fonseca. Ela vai falar sobre Cidades Criativas e Cidadania Ativa. Ana Carla contará experiências vividas e projetos ao redor do mundo e até mesmo no Brasil. O evento promovido pela Oceano Azul, com apoio Institucional da EPTV e patrocínio do Governo de Minas Gerais, será no Espaço Cultural da Urca, a partir das 08h30, com entrada franca.
Anota aí:
Evento: Agenda Minas
Local: Espaço Cultural da Urca, Pç Getúlio Vargas s/n, Centro – Poços de Caldas
Dia: 22/09 Horário: das 08h30 às 11h30
Entrada franca.

 


0 Comentário(s)