Cidade criativa é aquela que se reinventa, diz consultora da ONU

O fórum será realizado na manhã desta sexta-feira (18), no Teatro Mestrinho, em Varginha. A entrada é gratuita

    • ACidadeON
    • Magson Gomes

O tema da palestra da 1ª edição do Agenda Minas é “Cidade Criativa, Cidadania ativa”. A palestra será com a economista e consultora da ONU, Ana Carla Fonseca.

O fórum será realizado na manhã desta sexta-feira (18), no Teatro Mestrinho, em Varginha. A entrada é gratuita.

Ana Carla afirma que cidade criativa é aquela que consegue se reinventar. Segundo a consultora, para se reinventar a cidade deve seguir três características que são inovações, conexões e cultura.

"Inovações são desde sociais até as inovações de base tecnológica e científica; conexões entre público e privado e sociedade civil e entre áreas da cidade. A história da cidade e como pensar seu futuro. Cultura no sentido amplo, como identidade da cidade, a sua alma. Cultura é o pique da cidade, o espírito da cidade. Faz muita diferença na hora de se reinventar, de mostrar até que ponto é mais ativa", conta Ana Carla.

Cidadania ativa dialoga com cada uma dessas vertentes. Para Ana Carla, a cidadania ativa faz com a cidade seja mais una, possibilita romper as barreiras artificiais entre áreas. Porque, muitas vezes, as pessoas não transitam por áreas além das quais elas trabalham, estudam e têm família. E a cidade vai ficando muito fragmentada. "A cidadania ativa evoca o direito à cidade".

Na palestra dessa sexta-feira, a economista vai falar mais sobre esse processo de transformar a cidade, como cada pessoa e instituição podem participar desse processo, contagiando outros grupos de pessoas.

Sobre a palestrante

Ana Carla Fonseca é escritora premiada com o Jabuti 2007, referência mundial sobre economia criativa é apontada pelo jornal espanhol El País como uma das oito brasileiras que impressionam o mundo. Ela é Administradora Pública pela FGV-SP, doutora em Urbanismo pela USP e assessora em Economia Criativa para a ONU.

Serviço:

1ª EDIÇAO AGENDA MINAS

Varginha - Teatro Mestrinho - Praça Champagnat, 68, Centro.
Horário: 08h30 às 11h.
Entrada franca.
 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.