Qual é o DNA de uma cidade criativa?

A cultura deve estar no cotidiano de todos e nas pequenas coisas, é a pedra fundamental de uma cidade criativa

    • ACidadeON/Ribeirao
    • José Manuel Lourenço

 Arte

 

Como se identifica uma cidade criativa, qual é o seu DNA? A economista e consultora da ONU, Ana Carla Fonseca, destacou algumas características que qualquer cidade deve ter para se tornar criativa. Uma delas é a cultura. “Cultura é imprescindível. Tem de ter uma alma cultural”, disse.

E, por cultura, pensa-se tanto o resgate da própria história de uma cidade ou região, como a realização de pequenas ações. O importante é o espírito cultural.

A cultura deve estar no cotidiano de todos e nas pequenas coisas, é a pedra fundamental de uma cidade criativa. Por isso, vale tudo para tornar o espaço em que se vive mais livre, mais solto, mais convidativo. Afinal, como diz Ana Carla, “é difícil ser criativo de mau humor”.

A sugestão é investir muito em pequenas ações: brincar com a faixa de pedestre, permitindo novos olhares sobre algo que está no cotidiano de todos, colocar um curativo em alguma parede rachada, criar ‘minions’ em hidrantes, são alguns exemplos que podem alegrar a vida da cidade.

Outro exemplo usado não só em capitais, mas em cidades de médio e grande porte, no Brasil e no mundo, é o das performances de rua, que levam para a cena urbana artistas e mímicos. Eles interferem no ambiente, recriam a paisagem e inspiram ações fora da rotina. Além disso, se propõem a contribuir com sonhos, delicadeza e poesia, para fazer um cotidiano mais gentil na vida dos moradores que passeiam ou trabalham.

Mas, uma cidade criativa não se limita à cultura. Ao seu lado, é preciso que haja inovação. A cidade deve se reinventar permanentemente, tornar-se diferente pela criatividade e, também, o estabelecimento de redes de conexões, tanto dentro da cidade como com a região e o País.

Quem organiza

A realização do evento é da Oceano Azul Eventos, que faz parte das Empresas Pioneiras. O Agenda tem, ainda, o apoio institucional da EPTV.

SERVIÇO
Agenda Minas 2017
Tema: Cidades Criativas e Cidadania Ativa
Data: 8 de dezembro
Horário: das 8h30 às 11h30
Local: Teatro Municipal Christiane Riêra
Endereço: Avenida Doutor Jeferson Dias, 500 - Itajubá - MG

EVENTO GRATUITO
Quer se inscrever ou saber mais detalhes sobre o Agenda Minas 2017? Acesse o hotsite www.agendaminas.com

 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.